03 de Novembro de 2022
Assessoria de Comunicação
Preocupada com a saúde animal do município de Rio Largo, a vereadora Aline Diniz (PDT) propôs, através da indicação nº 125/2022, que a gestão municipal adquira uma Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES), conhecida como "Castramóvel". A proposição foi aprovada por unanimidade e elogiada pelos vereadores presentes à sessão ordinária.
A vereadora frisou que o Castramóvel é de fundamental importância para o controle populacional de animais.
Segundo ela, na prática a iniciativa contribui, de forma significativa, a redução de doenças zoonóticas.
A pedetista lembrou que o município já possui médicos veterinários em seu quadro. “Esses profissionais fariam os devidos exames clínicos e, estando apto, seria realizado o agendamento da castração”.
A indicação sugere ainda ações educacionais sobre manejo ambiental, alimentar e sanitário que, além de reduzir ou estacionar situação de abandono, assegurará melhorias para a saúde pública.
De acordo com especialistas no assunto, a castração dos animais também traz benefícios como: diminuição o comportamento agressivo; evita o câncer de próstata; diminuição de fugas indesejadas; aumenta a disciplina e a segurança para animais usados como cães de guarda.